Se você vasculhar a Amazon vai achar um livro de 2012 chamado YOU ARE WHAT YOU WEAR (“Você é ao que você veste”), escrito por uma psiquiatra. Na descrição da obra temos um texto bem interessante: “Quase toda mulher se viu com um armário cheio de roupas demais ou cercada por itens novos que, de alguma forma, nunca são usados. Em vez disso, ela fica presa usando as mesmas peças familiares de um guarda-roupa que simplesmente não parece “certo”. Dra. Jennifer Baumgartner argumenta que todas essas coisas são, na verdade, manifestações de questões mais profundas da vida”.
A Forbes foi entrevistar a Dra Baumgartner naquele ano, e ela disse que “confiamos nas roupas como um indicador econômico e social porque não existem marcas oficiais de posição, como um sistema de castas ou aristocracia”.
Ou seja, a roupa que você usa diz mais sobre você que você mesmo. E mostra como você se vê (e se mostra) na imensa pirâmide das classes sociais.
Só que isso não é de hoje. Havia uma campanha de um jeans famoso na década de 80 que dizia que “o mundo trata melhor quem se veste bem”. Só que aí fica a questão, você sabe se vestir bem?
Podemos começar pela negativa disso, o que é não se vestir bem. Simples, não se vestir bem (ou não se vestir para uma ocasião) é passar a impressão de que você não perdeu tempo ou não fez nenhum esforço para parecer bem. E, acredite, a roupa VAI influenciar no seu estado de espírito e no “parecer bem”.
A Northwestern University cruiou numa pesquisa o conceito de “se vestir cognitivamente”. Os pesquisadores distribuíram jalecos brancos – daqueles bem padrão – aos participantes, dizendo a alguns que era um jaleco de médico e outros que era uma bata de pintor. Todos os participantes realizaram a mesma tarefa, mas os que vestiram o “jaleco de médico” foram mais cuidadosos e atenciosos. Suas ações foram influenciadas por suas roupas. “Quando você se veste de uma determinada maneira, isso ajuda a mudar seu eu interior”, explica o Dr. Baumgartner em seu livro.
Então essa cognição no se vestir pode transmitir uma ideia que você vai passar num determinado momento. Por exemplo, vai para uma entrevista para um cargo de chefia, se vista de forma “poderosa”. Vai num primeiro encontro? Dependendo do seu objetivo, pode se vestir para passar uma imagem sensual ou romântica. Ou tudo ao mesmo tempo.
Duas estudiosas da moda, Mary Ellen Roach e Joanne Eicher, também afirmaram em suas pesquisas que o vestuário é uma das principais maneiras de enviarmos sinais sociais, porque o que vestimos mostra nossa “identidade”.
O que você veste envia sugestões não verbais para outras pessoas. Assim, nossas roupas mostram:
· Quanto poder você exerce ou quer exercer
· Quanta influência você tem ou quer ter
· Quão inteligente você é ou quer parecer ser
· Quanto você ganha ou o quanto quer ganhar (e isso é importantíssimo!)
A personal stylist norteamericana Elsa Isaac sempre começa sua consultoria pedindo a seus clientes que escrevam três palavras que descrevam como desejam que suas roupas os façam sentir.
Ainda sobre a Dra Baumgartner, a Forbes trouxe naquela antiga matéria uma tabela que pode lhe ajudar a pensar sobre suas roupas:
E aqui, para te ajudar a pensar mais sobre roupas e personalidade, lanço algumas perguntas sobre seu estilo (marque todas as opções aplicáveis):
Como você descreveria seu estilo atual?
( )Formal
( )Casual
( )Profissional
( ) Atraente
( ) Único
( ) Novo
( ) Maduro
( ) Poderoso
( ) Não tenho senso de estilo
Veja suas respostas à pergunta acima.
O que especificamente sobre o seu estilo causa essa impressão?
( ) As cores que eu visto
( ) Onde eu compro minhas roupas
( ) Como personalizo minhas roupas
( ) Como eu uso acessórios
( ) As marcas que uso
( ) Os desenhos que uso
( ) As pessoas que imito
Em seu mundo de sonhos, como você gostaria de se apresentar? Qual é o seu estilo ideal?
( )Formal
( )Casual
( ) Profissional
( ) Glamouroso e atraente
( ) Único
( ) Poderoso
E então, bateu sua expectativa com a realidade?
Se sim, parabéns! Você passa a imagem perfeita através do vestuário.
Se não, “Houston, temos um problema”. Problema esse, aliás, que posso ajudar na minha consultoria.
No próximo post vamos falar de cores de roupas e como elas também transmitem mensagens subliminares. Não basta ser estiloso ou estilosa, tem que saber transmitir ideias.
Greetings! Very helpful advice within this post! Its the little changes that make the greatest changes. Thanks a lot for sharing!
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